sábado, 9 de julho de 2011

Descargas Repetitivas Complexas

Também chamadas de ondas bizarras de alta freqüência, as descargas repetitivas complexas caracterizam-se por descargas repetitivas de potenciais de ação de unidade motora, geralmente polifásicos, com início e término abruptos.

A maior característica destes potenciais é sua regularidade, sendo exatamente idênticos enquanto presentes. Sua duração é variável e a amplitude pode chegar até 1 mV. O som é característico, assemelhando-se ao de um motor de lancha ou o motor de uma motocicleta em movimento. Devido à semelhança de som com os potenciais miotônicos, foram chamados de potenciais pseudomiotônicos. Entretanto, atualmente não se recomenda a utilização deste termo para não haver confusão com miotonia.

Ao contrário dos potenciais miotônicos que se originam de uma única fibra muscular e caracterizam-se por surtos de ondas agudas positivas ou fibrilações que crescem e decrescem em freqüência e amplitude, as descargas repetitivas complexas originam-se de um grupo de fibras musculares interligadas e caracterizam-se por surtos de potenciais de unidade motora com amplitude e freqüência constante. Na eletromiografia de fibra única, as descargas repetitivas complexas apresentam uma característica diminuição do jitter.

As descargas repetitivas complexas geralmente ocorrem em condições crônicas, tanto neurogênicas como miopáticas, geralmente associadas a ondas agudas positivas, fibrilações e potenciais de unidade motora anormais. Entretanto, podem ser vistas isoladamente em pacientes normais nos músculos paraespinhais, iliopsoas e esfíncter anal externo.

Características das descargas repetitivas complexas
- duração variável
- amplitude variável (pode chegar a 1 mV)
- morfologia da unidade motora com frequência constante
- extremamente regulares (morfologia dos potenciais rigorosamente iguais) com freqüências de 5 – 100 Hz
- ruído semelhante ao motor de lancha ou moto acelerando
- início e término abruptos
- originam-se de um grupo de fibras musculares interligadas

As principais causas de descargas repetitivas complexas na eletromiografia são:
- Miopatias Ativas
• polimiosite
• dermatomiosite
• miosite por corpos de inclusão
• deficiência de maltase ácida
- Desnervação Crônica
• esclerose lateral amiotrófica
• atrofia muscular espinhal
• neuropatias periféricas crônicas
• radiculopatias crônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário