sábado, 9 de julho de 2011

Medidas de Segurança em Eletroneuromiografia

Os estudos eletrofisiológicos são seguros desde que o neurofisiologista tome algumas medidas preventivas de segurança. Abaixo relacionamos os principais cuidados que devem ser obedecidos em todos os laboratórios de ENMG:
● Nunca estimule um membro com uma corrente elétrica se o fio terra estiver fixado no membro contralateral, pois haverá fluxo de corrente passando pelo coração, aumentando o risco de arritmias cardíacas. Mantenha sempre o eletrodo terra no mesmo lado dos eletrodo estimulador.
● Faça a manutenção de seu equipamento de ENMG com um engenheiro biomédico qualificado para evitar escape de corrente e outros problemas que possam colocar seus pacientes em risco.
● Certifique-se que o fio terra esteja ligado ao equipamento e que esteja funcionando adequadamente.
● Nunca ligue ou desligue o equipamento de ENMG com o paciente conectado a ele.
● Quando realizar exames na unidade de terapia intensiva, certifique-se que apenas um fio terra esteja conectado ao paciente. Desconecte qualquer equipamento não essencial no momento do exame.
● Nunca use gel de ultra-som para substituir gel de eletrodo na realização da condução nervosa, pois ele não contém eletrólitos e pode causar explosão ou fogo.
● Mantenha líquidos longe do equipamento de ENMG.
● Pacientes com acessos venosos centrais através de catéter apresentam pequena resistência à passagem da corrente elétrica. Mesmo choques de baixa corrente administrados próximos a esses cateteres podem interferir com a condução cardíaca.
● Evite realizar a condução nervosa no membro que houver catéter venoso central. Não estimule o ponto de Erb em pacientes com linha central. Faça somente os estudos essenciais para o diagnóstico do paciente.
● Solicite avaliação cardíaca antes de fazer condução nervosa em pacientes com marcapassos cardíacos ou desfibriladores implantáveis.
● Pacientes com distúrbios de coagulação ou tomando anticoagulantes orais eventualmente necessitam de estudos neurofisiológicos. As principais medidas a serem tomadas nesses pacientes são:
- só realize o estudo se ele for essencial.
- examine o mínimo número de músculos necessários.
- comprima o local de introdução da agulha por 2 a e minutos.
- evite estudar músculos profundos como os paraespinhais.
- não examine pacientes com RNI > 3 ou com menos de 50.000 plaquetas.
● Tendo em vista que a EMG é um procedimento invasivo, algumas medidas para evitar doenças transmissíveis por fluidos corporais são:
- lave as mãos e use luvas de borracha descartáveis para cada paciente, principalmente durante a EMG de agulha.
- mantenha o laboratório limpo.
- limpe os eletrodos e fios entre cada paciente.
- procure manipular a agulha com uma mão e o equipamento com a outra para evitar a passagem de fluidos para o equipamento.
- tome a vacina contra a hepatite B e cheque os anticorpos.
- tome muito cuidado ao colocar a tampa da agulha em seu lugar original. Evite essa atitude.
- use sempre agulhas descartáveis para todos os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário