sábado, 9 de julho de 2011

Mioquimias

Os potenciais mioquímicos ou mioquimia caracterizam-se por potenciais espontâneos que se assemelham ao disparo rítmico e agrupado de potenciais de unidade motora seguido de períodos de silêncio elétrico. Originam-se da unidade motora e são raramente vistos mesmo nos laboratórios movimentados de EMG.

Cada grupo de potenciais mioquímicos dispara em um ritmo regular, ao contrário das fasciculações que são isoladas e disparam irregularmente. Clinicamente diferenciam-se das fasciculações pelo caráter quase constante dos movimentos, pelo ritmo mais lento e ondulatório, semelhante aos movimentos de um verme embaixo da pele, e em algumas situações podem mover uma articulação.

Cada grupo de potenciais mioquímicos pode ter vários potenciais, porém mais freqüentemente apresentam dois (dupletes), três (tripletes) ou quatro (quadripletes) potenciais. São mais facilmente identificados quando a velocidade do traçado é colocada em 100 m/s por divisão.
Os potenciais mioquímicos não são afetados por movimentos voluntários e não desaparecem durante o sono. Assim como as fasciculações, podem ser desencadeadas pela percussão do músculo. O som dos potenciais mioquímicos é comparado à marcha de um pelotão de soldados, porém achamos mais útil compará-los com o galope dos cavalos.

Características dos potenciais mioquímicos
- duração e amplitude variáveis
- morfologia dos potenciais de unidade motora
- frequência rítmica de potenciais de unidade motora agrupados (dupletes, tripletes, quadripletes) disparando entre 5 – 60 Hz seguidos de períodos de silêncio elétrico
- ruído semelhante à marcha de um pelotão de soldados ou ao galope de cavalos
- originam-se da unidade motora

Mioquimia pode ocorrer tanto nos músculos faciais como nos músculos dos membros. Hipocalcemia de qualquer etiologia pode causar mioquimia, sendo então chamada de tetania.

As principais causas de mioquimias são:
- Mioquimia Facial
• Esclerose múltipla
• Glioma de tronco cerebral
• Seqüela de paralisia facial
• Síndrome de Guillain Barré
• Siringobulbia
- Mioquimia Generalizada
• Síndrome da mioquimia-cãibra
• Neuropatias desmielinizantes crônicas
• Síndrome de Isaac
- Mioquimia Focal
• Plexopatia por radiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário