sábado, 9 de julho de 2011

Fasciculações

Os potenciais de fasciculação possuem forma variável, porém sempre semelhante à forma dos potenciais de unidade motora. Sua amplitude e duração também são variáveis. A freqüência de disparo é irregular e bem mais lenta que a freqüência das fibrilações e ondas agudas positivas. Seu som assemelha-se ao de uma grande gota de água caindo sobre o telhado de lata. Se o eletrodo de agulha for observado durante uma fasciculação, muitas vezes um movimento da agulha ocorre junto com o registro do potencial no osciloscópio do equipamento de EMG.

Muitas vezes é necessário paciência para registrar fasciculações. Intervalos de até 30 segundos entre os movimentos da agulha são requeridos para registrar um potencial de fasciculação. A percussão externa do músculo pode precipitar alguns potenciais. A principal causa de falso negativo é a falta de paciência de um examinador inexperiente. O músculo também deve estar completamente relaxado para que as fasciculações não sejam confundidas com potenciais de unidade motora.

As fasciculações originam-se da unidade motora e podem ocorrer tanto em lesões do neurônio motor no corno anterior da medula como no nervo periférico. Em algumas situações, os potenciais de fasciculação ocorrem continuamente, simulando potenciais de unidade motora disparando regularmente. Nestas situações recebem o nome de descargas espontâneas. Podem-se diferenciar as descargas espontâneas dos potenciais de unidade motora verdadeiros, pois as primeiras ocorrem quando o músculo está totalmente relaxado e um pequeno movimento da agulha algumas vezes pode ser observado durante o registro.

Características das Fasciculações
- duração e amplitude variáveis
- morfologia variável (semelhante a um potencial de unidade motora)
- frequência irregular e lenta (0.1 – 10 Hz)
- ruído semelhante ao de um grande pingo de água caindo em um telhado de lata
- originam-se da unidade motora

Até 15% da população normal pode apresentar potenciais de fasciculação, sobretudo os profissionais de saúde. Portanto, quando presentes isoladamente, não são considerados anormais.
Quando as fasciculações ocorrem em isolado em vários músculos do corpo , sem outras anormalidades no estudo eletrofisiológico, caracterizam a síndrome das fasciculações benignas. Nunca estão associadas com fraqueza muscular, atrofia ou alterações dos reflexos. Alguns autores acreditam que as fasciculações benignas disparam mais rapidamente que as anormais.

Para serem consideradas anormais, as fasciculações sempre devem ser acompanhadas por outros potenciais espontâneos anormais como fibrilações ou potencias de unidade motora de alta amplitude e longa duração.

As principais causas de fasciculações no exame de agulha são:
- Doenças do Neurônio Motor
• Esclerose lateral amiotrófica
• Atrofia muscular espinhal
• Poliomielite
- Neuropatias Desmielinizantes
- Plexopatia por Radiação
- Radiculopatias Desmielinizantes
- Síndrome das Fasciculações Benignas
- Síndrome das Caimbras e Fasciculações
- Síndrome de Isaac

Um comentário:

  1. Doutor, em casos de esclerose, as fasciculações são acompanhadas de fraqueza clínica?

    ResponderExcluir