domingo, 3 de julho de 2011

Interpretando os Dados do Estudo da Condução Nervosa

A interpretação dos valores normais em medicina eletrodiagnóstica é altamente dependente do auxílio da estatística. O objetivo principal do eletromiografista é separar as pessoas normais das doentes. Decidir se um dado resultado obtido é normal ou não implica em comparar os dados do paciente com valores de referência supostamente normais.

Idealmente, os valores normais e os anormais não deveriam se sobrepor, permitindo uma definição clara entre a população normal e anormal. Infelizmente isso não é a realidade. Algumas pessoas com doença leve podem ter resultados normais. Por outro lado, pacientes supostamente normais podem ter resultados levemente alterados.

Quando um teste eletrodiagnóstico é realizado em vários indivíduos normais, ou é repetido em um mesmo indivíduo, os resultados obtidos são diferentes para cada exame. Essa variabilidade ocorre devido à pequenas diferenças na medida da latência e distância, variações da temperatura da pele, diferenças na idade e altura dos pacientes.

Os valores de referência são estabelecidos de várias maneiras, entretanto, o procedimento mais comum é determinar a média dos valores + ou – um certo número de desvios padrões, geralmente 2. Essa técnica de definição dos valores normais inclui 95% da amostra dentro dos parâmetros desejados num padrão Gaussiano. Dos 5% restantes, 2,5% ficará abaixo da média e 2,5% ficará acima da média, nas extremidades da curva de Gauss.

Em medicina eletrodiagnóstica considera-se apenas uma das extremidades da curva como anormal, pois os valores de velocidade de condução somente podem ser baixos, os valores de latência somente podem ser prolongados e os valores de amplitude somente podem ser baixos para serem anormais. Portanto, somente 2.5% da população cai fora da variação normal.

Quando indivíduos normais com velocidade de condução discretamente lentos são considerados anormais, ocorre um erro do tipo 1 ou falso-positivo. Se utilizarmos 3 desvios padrões em vez de apenas dois à média dos valores normais, aumentaria de 95% para 99% a margem de acerto, tornando o risco de falso-positivo menor que 1% e melhorando ainda mais a especificidade do teste. Entretanto, essa estratégia aumenta a possibilidade de falso-negativo ou erro do tipo 2, diminuindo a sensibilidade do teste. Para a maioria das condições clínicas, um erro do tipo 1 com 2,5% de falso-positivos é perfeitamente aceitável.

Quando o estudo de rotina é normal em pacientes altamente suspeitos de apresentar uma doença neuromuscular, uma tática frequentemente utilizada é repetir os testes ou realizar testes adicionais para tentar confirmar o diagnóstico suspeito. O maior problema dessa abordagem é que cada teste adicional carrega uma probabilidade inerente de falso-positivo proporcional ao número de testes realizados. Portanto, anormalidades isoladas ou sem correlação clínica coerente devem ser interpretadas com extrema cautela, para não causar iatrogenias.

5 comentários:

  1. Como saber se o resultado de uma eletroneuromiografia deu resultado positivo para fibromialgia?

    ResponderExcluir
  2. Como saber se o resultado de uma eletroneuromiografia deu resultado positivo para fibromialgia? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Como saber se o resultado de eletroneuromiografia está certo meu resultado foi *sinais crônicos de desnervacao de miotomos supridos pela L4L5 a esquerda com comprometimento da raiz motora mas minha rnm sem alterações significativas no casa esse eletroneuromiografia deu falso positivo já tem dois meses que estou com dores lombares radiadas para perna esquerda com formigamento e perda de forças

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma EM,RM do cranio,RM cervical,exames de sangue a procura de doenças neurologicas, pois bem, nada foi encontrado.
    dois anos depois um outro neurocirurgião viu o mesmo exame e disse que estava com ela , eu sorrir na cara do medico, me levantei e fui viver, pois nunca vi um individuo com essa doenca a quase 3 anos , andando, subindo 198 degraus sem cansar,fazendo musculaçao (ficando cada vez mais forte)fazendo sexo 2x por dia,dirigindo,pulando,cantando,palestrando ...

    ResponderExcluir
  5. O que significa se o exame com agulha revelou potenciais com amplitudes aumentadas em músculos dos miotomos L4-L5.

    ResponderExcluir