sábado, 9 de julho de 2011

Potenciais de Ação de Unidade Motora

O potencial de ação de unidade motora (PAUM) é o representante eletrofisiológico da unidade motora. Corresponde à atividade somada de 5 a 12 fibras musculares ao redor da ponta do eletrodo de agulha. Classicamente possui uma pequena deflexão inicial positiva (para baixo) seguida por uma grande deflexão negativa (para cima) e finalmente uma outra deflexão positiva. Sua avaliação exige experiência do eletromiografista.

Vários parâmetros podem ser avaliados nos PAUM’s para o diagnóstico das doenças neuromusculares, incluindo a morfologia (amplitude, duração, número de fases), estabilidade e características de disparo.

A amplitude do PAUM pode ser medida de pico a pico ou do pico até a linha de base. Ela representa a soma dos potenciais das fibras musculares próximas ao eletrodo de registro (agulha), sendo praticamente constante em pessoas normais. Quando a amplitude de um mesmo PAUM varia, ele é dito instável. Isto é comum em doenças da transmissão neuromuscular, porém pode ser visto em processos neurogênicos, principalmente na esclerose lateral amiotrófica.

Nos processos neurogênicos a amplitude dos PAUM’s está quase sempre aumentada. Nas miopatias a amplitude pode ser normal ou diminuída. Usando-se eletrodos de agulha monopolares, a amplitude normal do PAUM varia de músculo para músculo, porém usamos os valores de 0,5 a 5 mV para todos os músculos dos membros. Os valores para os músculos cranianos, incluindo a língua não estão bem definidos, porém certamente são menores. A amplitude do PAUM com agulhas concêntricas é cerca de 50% menor que com agulhas monopolares.

A duração é medida da primeira deflexão do PAUM da linha de base até seu retorno à mesma linha de base. Apenas PAUM’s simples devem ser medidos, evitando os complexos. A duração é muito mais afetada pelas fibras musculares distantes do eletrodo de registro que a amplitude. Também é relativamente constante em pessoas normais. A duração é mais sensível e confiável que a amplitude para detecção de doenças neurogênicas e miopáticas. A maior limitação do estudo da duração do PUM é que sua determinação é arbitrária. Quase sempre a mensuração da duração será diferente entre dois examinadores. Portanto, em casos duvidosos, uma avaliação mais completa deve ser realizada. Um mesmo PUM pode ser superimposto com a ajuda de um recurso do aparelho (delay line) e assim a média da duração de pelo menos 20 potenciais pode ser calculada. Esta técnica é conhecida como EMG quantitativa.

PAUM’s de curta duração são característicos das miopatias. Isto ocorre provavelmente devido à necrose das fibras musculares que impossibilita a captação de fibras distantes pelo eletrodo de agulha. Já nas doenças neurogênicas, devido ao remodelamento da unidade motora pela presença de brotamento axonal e inervação colateral, a duração do PUM torna-se aumentada.

A duração normal do PAUM varia de acordo com a idade do indivíduo e com o músculo examinado. PAUM’s de crianças geralmente têm durações menores que em idosos. PAUM’s de músculos distais são maiores que os proximais. Usando agulhas monopolares a duração média é de 6 a 16 ms. O valor para agulhas concêntricas é praticamente o mesmo.

O tempo de subida (rise time) corresponde ao tempo desde a primeira deflexão positiva até a primeira deflexão negativa. Não pode ser superior a 500 us para que o PAUM seja considerado válido para análise. Ele indica a distância do eletrodo de agulha até a unidade motora. Os PAUM’s com tempos de subida superiores a 500 us geralmente estão distantes e não devem ser considerados pelo eletromiografista. Entretanto, medir este tempo necessita paciência. Por esse motivo, o eletromiografista mais experiente utiliza as características do som do PAUM para considerá-lo válido. Somente PAUM’s com som agudo deveriam ser considerados para análise da amplitude e duração.

O número de fases do PAUM, ou seja, o número de vezes que o potencial cruza a linha de base + 1, geralmente é 3. PAUM’s com mais de 4 fases são considerados polifásicos. O número de fases depende da sincronia de despolarização das fibras musculares estudadas. Aproximadamente 10% dos PAUM’s são polifásicos em músculos normais. Este número pode chegar a 15 ou mesmo 20% no músculo deltóide e no tibial anterior. Quantidades acima de 20% de PAUM’s polifásicos são definitivamente anormais e podem ocorrer tanto em processos neurogênicos como miopáticos. Entretanto, sua presença isoladamente, sem outros sinais de desenervação ou miopatia não deve ser valorizada.

O número de viradas (turns) de um PAUM, formando um ângulo agudo, sem cruzar a linha de base também é usado para definir se um PAUM é normal ou não. PAUM’s com mais de cinco viradas sem cruzar a linha de base são considerados complexos. O significado fisiopatológico é idêntico aos potenciais polifásicos, ou seja, dessincronização de descargas das fibras musculares.

Características Morfológicas dos Potenciais de Ação de Unidade Motora
- amplitude com agulha monopolar: 0,5 a 5 mV
- duração com agulha monopolar: 6 a 16 ms
- tempo de subida (rise time): < 500 us - número de fases: até 3 (quando > 3 são chamados de polifásicos)
- número de viradas (turns): até 5 (quando >5 são chamados de complexos)

Devido à importância dos diferentes parâmetros para a análise do PAUM, é importante isolar um único PAUM através de cuidadosa manipulação da agulha associada ao controle da contração muscular pelo paciente. Os equipamentos mais modernos de EMG possuem um recurso que isola um PAUM em um único local, facilitando esse trabalho. Análise manual dos potenciais é recomendada, uma vez que os analisadores automáticos nem sempre são confiáveis.

Na EMG quantitativa, pelo menos 20 PAUM’s diferentes devem ser analisados antes de fazer uma média para o cálculo da amplitude e duração. Portanto, este é um método demorado, utilizado somente nos casos duvidosos.
Na prática, realizamos a análise pelo método qualitativo, onde nos baseamos pela presença de alguns PAUM’s anormais para fazer o diagnóstico. Nós examinamos pelo menos 10 PUM’s diferentes em cada músculo. Medimos a duração e a amplitude do maior e do menor PAUM. Se pelo menos três deles ficarem fora dos parâmetros normais, nós consideramos o músculo anormal.
Reconhecemos que a análise qualitativa é subjetiva, dependendo da experiência do eletromiografista.

Um comentário:

  1. Parabéns... Sou residente em neurologia e depois de rodar alguns artigos fui conseguir aprender de verdade com seu site... obrigado

    ResponderExcluir